Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

0.87 cêntimos

0.87 cêntimos

Todos merecem uma segunda oportunidade

Guarda rios, 08.02.23

Todos temos um lado escuro, quer queiramos, quer não.

Não adianta apontar o erro apenas aos outros, ajuizar, fazer juízos de valor. E nós termos a imagem que somos ...perfeitos. 

É muito fácil rotularmos e para o nosso cérebro é mais fácil processar a informação: isto é bom, isto é mau, é melhor excluir.

Na minha opinião excluir nunca conduz à mudança, e quando mais se excluí mais se reforça o comportamento negativo. (  nosso e do outro)

Com as pessoas é um bocadinho mais difícil encaixá-las numa caixa do bom e do mau, é como se víssemos o mundo numa escala de extremos a preto e branco.

Porque somos ...ambas. Em geral estamos na escala do cinzento!

 Há então as zonas cinzentas que se misturam e nos definem entre qualidades e defeitos.

Por hábito, no início quando conhecemos alguém mostramos o melhor de nós, e escondemos as partes menos boas.  Mas com o tempo vamos conhecendo as zonas cinzentas dos outros e as nossas. E às vezes admiramo-nos quando algo de errado acontece, pois imaginávamos que a pessoa era sempre assim ( boa e perfeita) e não da outra forma como se revelou. ( uma peste!) E aí temos as surpresas ! Mas também há boas surpresas!

Mas  a realidade é que as pessoas sempre foram assim! As  qualidades e defeitos sempre lá estiveram, nós é que desconhecíamos!

Acredito também que as pessoas boas em geral também têm atitudes menos corretas de vez enquando, assim como acredito que as pessoas que denomino de "tortas" também serão capazes de atos de bondade e simpatia. ( conheço várias pessoas assim)

 Não somos assim também de vez enquando?

Já alguma vez conheceram alguém, antipático ao início e depois até se revelou simpático, noutra situação? Eu já! 

Ou então, alguém antipático e vocês em vez de responderem na mesma moeda terem uma atitude de simpatia? Também já fiz, ( eu sei que é mais difícil) e se nunca fizeram tentem pelo menos uma vez, e digam-me como correu!

Contudo, há exceções para tudo o que opinei anteriormente, pois casos de violência verbal ou física, abusos ou outros mais sérios e graves, isto não se aplicará, devendo sempre o nosso bem estar em primeiro lugar.

Para as pessoas comuns é sempre escolha da própria pessoa, abraçar o seu lado mais escuro e transformá-lo  na sua  melhor versão!

Mas para haver mudança, há que reconhecê-lo, caso contrário, nada feito!

É um caminho. Por isso, acredito em segundas oportunidades. ( para mim e para os outros).

Boa semana

 

 

 

 

4 comentários

Comentar post