A simpatia e um sorriso na cara estampado
Acho que não há nada como um sorriso estampado na cara como cativar alguém, aliado à simpatia e ao préstimo de ajudar um outro.
Para mim, esse é que é o cartão de visita, (ou deveria ser) de alguém, que queira cativar, mais do que propriamente o aspeto visual.
Isto porque em conversa com o Ali, amigo da merceearia, vindo do Bangladesh, discordámos da ideia dos Londrinos serem mais simpáticos que os portugueses.
Evidenciei-lhe que depois da minha estadia em Londres, que mesmo estranhos foram sempre simpáticos e que sempre me ajudaram em plena rua, sacando dos seus cellphones, com direções etc etc etc.
Por cá sempre que peço informações, em qualquer repartição caso o tenha que o fazer, a resposta é sempre em tom monocórdico, como se estivessem a fazer o maior frete do mundo!
Ou mesmo quando vou à capital, percebe-se logo que sou portuguesa e atendem um ar de enjoados, que Deus me livre!
Mas se for um turista, só lhe faltam estender o tapete vermelho!
Conversa para trás e conversa para a frente, o Ali logo me disse que toda a sua família, ou grande parte está em Inglaterra e que já o convidaram para ir para lá viver, ao que se recusa, pois cá, em Portugal é que está bem, pois já viveu e trabalhou em Londres e noutros países e que não há nada melhor como Portugal.
Diferenças de opinião à parte, se fosse assim tão bom, como é que há tantos emigrantes portugueses e estudantes que após se licenciarem procuram outro sítio para viver?