Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

0.87 cêntimos

0.87 cêntimos

D. Catarina de Bragança ( e começa a parvoíce)

Helena, 23.08.23

20230817_121423_HDR.jpg

                                                     ( Retrato de D. Catarina de Bragança)

A minha filha chama-se Catarina .

Um dos passeios que fizémos quando chegámos a Guimarães foi ao Paço dos Duques de Bragança.

Depois do imenso labirinto para visitar todas as salas, deparámo-nos com um quarto que pensa-se ter sido de D. Catarina de Bragança, devido à existência de um retrato encontrado no acervo.

Depois de contemplarmos o seu retrato, disse: " olha Catarina, és tu!"

"Não, mãe, não sou nada assim!"

20230817_121430_HDR.jpg

" Este é o teu quarto!" " a cama é demasiado pequena, se dormisses nela, os pés ficavam de fora e de noite rebolavas e caías de certeza!"

Lol

Lá continuava eu: " aquela bacia, era para lavares os pés antes de te deitares!"

Realmente D. Catarina de Bragança retratada nada tem a ver com a minha Catarina, vasta cabeleira em oposição ao cabelo liso da minha filha.

20230817_121455_HDR.jpgAdiante, D. Catarina, filha de D. João IV e de D. Luísa de Gusmão, casou com D. Carlos II, passando a rainha consorte do Reino de Inglaterra, da Escócia e da Irlanda. 

Normalmente leio parte das informações relativas a cada sala que visito, em silêncio ou em voz  alta para a minha filha ouvir, que ela gosta.

Transcrevo umas das partes que li em voz alta no tal quarto para os meus filhos:

" D. Catarina levou para a corte inglesa alguns dos seus costumes portugueses, sendo-lhe atribuída a divulgação do hábito de beber chá a meio da tarde , o uso do garfo à mesa...(...)"

Ao ler acentuei a parte do chá a meio da tarde, o que deu para rir, mas o que deu para rir, foi o uso do garfo à mesa! Imaginámos logo a Catarina ( a minha filha), à mesa em plena Inglaterra, com o pessoal a comer com as mãos em movimento rápido e depois sacar de um garfo e mostrar aos ingleses como se usa, espetando num pedaço de frango, por exemplo.

E a surpresa dos ingleses, especados a olhar enquanto comiam: Ahhhhh!