Lisboa .... Portugal
Ao escolher este template, lembrei-me do livro que li há dias. Era um mini livro descartado da biblioteca de Oeiras acerca da visão dos estrangeiros sobre Portugal como assentaram arraiais no nosso país e vieram para cá viver. Donde chegaram e como chegaram. Do que pensam sobre nós e dos outros.
As perspectivas são boas. Pensam que somos um povo humilde, acolhedor e amável. No entanto, fechado. Pouco autoconfiante e algo melancólico. Achamos que o vem de fora é que é bom, subestimando as nossas qualidades, e que esquecemos donde viemos. Do trajeto histórico que os nossos antepassados tomaram e dos feitos gloriosos que nos deveríamos orgulhar. Têm razão. Realmente esquecemos o que fomos e como chegámos cá.
Um aspecto que invejam o nosso país: o clima, a luz , o sol e o Tejo.
À beira-mar tudo parece limpo, misterioso se acrescentamos a luz e o azul do céu.
Outro aspecto falado é que antes de viverem em Portugal, viveram noutras capitais famosas, tal como NY ou Paris. A ideia com que ficaram de Paris é uma cidade muito cara para se viver é que não acompanha a qualidade de vida de forma a que a possam manter. O ritmo de vida frenético e alucinante destas cidades, revela-se também pouco saudável e demasiado cansativo.
Aqui em Portugal, encontraram tudo o que não encontraram nas outras: uma cidade transbordante de uma cultura e passado invejável, assim como um ritmo de vida calmo e citadino ao mesmo tempo, que acompanha o seu estilo de vida adequado às suas carteiras.
Conselho de uma brasileira, segundo ela: " Os portugueses deveriam-se soltar mais, deveríamos acreditar mais em nós, pois Portugal ainda tem muito para oferecer".
E tem razão.