Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

0.87 cêntimos

O que apareceu primeiro: o ovo ou a galinha?

por Helena, em 06.04.23

Há dois domingos atrás, ouvi um podcast no sapo, sobre este tema.

Certamente, na vossa vida alguém já vos perguntou isto, e ninguém soube a resposta!

No máximo ficámos todos a pensar....na pergunta!

Eis que, no podcast fiquei só para ouvir a resposta, embora a investigadora Madalena Lordelo, do Instituto Superior de Agronomia, também tivesse partilhado outras informações bastante interesssantes!

Pelos vistos, se procurarmos na net, a resposta também lá está, mas até então nunca tinha tido a curiosidade de procurar.

Quem sabe a resposta?

Pelos vistos, foi o ovo que surgiu primeiro, pois antes de existirem as galinhas, já existiam os ovos, mesmo na época dos dinossauros!

Depois fui investigar um bocadinho mais esta questão, para nos dar uma resposta mais precisa à pergunta: "quem nasceu primeiro, a galinha ou o ovo de galinha?", e encontrei a resposta que mais me satisfez no jornal ionline.

A galinha como hoje conhecemos resulta de várias mutações genéticas ao longo de milhões de anos, resultante de " protogalinha" ( ser vindo de espécies ovíparas) que acasalou com outro ser da mesma espécie, resultando um ovo, e à criação de novas espécies.

"Investigadores argumentam que o primeiro exemplar desta espécie saiu não de um ovo de galinha, mas de um ovo de uma protogalinha. A verdade é que a evolução das espécies não se dá de uma geração para outra. Passar de uma protogalinha para a espécie que hoje em dia conhecemos demorou milhares de anos (...)"

 

 

5 comentários

Comentar post