Obsessive cleaners
Acho interessante este programa.
Como é que 2 pessoas diametralmente opostas chegam a formar uma equipa e até ficam amigas???
Pois é, aí é que reside a magia do programa.
Uma completamente obcecada pelas limpezas, gasta cerca de 2 horas médias por dia nas limpezas. A outra o seu oposto: é caca de coelho, cão ou gato espalhado pela casa, roupa a montes empilhada em todos os cantos da casa, lixo , revistas, livros, bric brac e toda a variedade e quantidade de coisas que temos em casa mas em triplicado ou mais. Alguns têm moveis espalhados pelo centro da sala, como colchões e outras coisas que é difícil perceber...
Difícil perceber como conseguem viver assim.
Adiante. Após a fase de resistência entre o que quer limpar e o outro que não quer, vai ali umas zangas, lágrimas e frustrações pelo meio.
Mas quando se dá o click de umas das partes para entender o outro, e o outro se abre sem constrangimentos, as almas abrem- se.
De repente, o que não quer deitar nada fora, sente que é altura de se libertar do peso que carregou durante tempo e a transformação comeca.
Do outro lado, do acumulador há também uma curiosidade em entender como é que alguém passa tanto tempo nas limpezas. ( não há nada mais interessante para fazer?)
Ambos, de uma forma ou de outra sofreram algo para serem assim: normalmente o que é desarrumado e "quer lá saber da casa para alguma coisa", sofreu uma perda de alguém importante, morte ou divórcio.
O altamente arrumado ou obcecado , embora seja mais raro, e possa também ser associado à morte de alguém, é na sua maioria das vezes, solidão.
No final, ainda dão conselhos um ao outro: " tens talentos e capacidades, arranja algo útil para fazeres" e "espero que mantenhas a casa limpa(...)."